"As coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios" (1 Co 10.20 ).
O crente deve fugir da idolatria, dos objetos, festividades e reuniões que envolvem reverência e adoração aos ídolos.
Dt 32.15-21
O péssimo exemplo de Israel no passado
Sl 106.36,37
Correlação entre os ídolos e os demônios
At 15.29
Uma norma divina para todos os crentes
29.não comam a carne de nenhum animal que tenha sido oferecido em sacrifícios aos ídolos; não comam o sangue nem a carne de nenhum animal que tenha sido estrangulado; e não pratiquem imoralidade sexual. Vocês agirão muito bem se não fizerem essas coisas. Saúde a todos!”
1 Co 8.13
O manjar do escândalo
13.Portanto, se o alimento faz com que o meu irmão peque, nunca mais vou comer carne a fim de que eu não seja a causa do pecado dele.
1 Co 10.20
Coisas sacrificadas aos demônios
20.É claro que não! O que estou dizendo é que aquilo que é sacrificado nos altares pagãos é oferecido aos demônios e não a Deus. E eu não quero que vocês tomem parte nas coisas dos demônios. 21.Vocês não podem beber do cálice do Senhor e também do cálice dos demônios. Vocês não podem comer na mesa do Senhor e também na mesa dos demônios. 22.Ou será que queremos provocar o Senhor, fazendo com que ele fique com ciúmes?
Tg 4.4,5
O zelo do Espírito pelo crente
4.Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus. 5.Não pensem que não quer dizer nada esta passagem das Escrituras Sagradas : “O espírito que Deus pôs em nós está cheio de desejos violentos.”
O mundo descrito pelo Antigo Testamento estava corrompido pelas festividades religiosas e costumes pagãos. Egito, Babilônia, Assíria, entre outros impérios, eram conhecidos por suas festividades em honra aos seus impudicos deuses e governantes. Antes de Israel ser introduzido na terra de Canaã, o Senhor advertiu o povo a respeito das festividades e orgias religiosas celebradas por seus habitantes (Êx 20.3-5; 22.20; 23.24,32; Dt 22.5; 30.17,18; Jz 2.2). Os povos que habitavam Canaã celebravam os deuses da fertilidade, Baal e Astarte. Os rituais pagãos desses povos eram repletos de orgias, homossexualidade, e sacrifícios de animais e de crianças. Infelizmente, Israel fora seduzido por essas festividades pagãs (Jz 2.7-13, 17), assim como ainda hoje muitos são atraídos por esses hediondos pecados (Rm 1.18-32).
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2.15)
Por: Lições Bíblicas CPAD
I Timóteo 2.5
Em nosso coração há um trono que só pode ser ocupado por Deus. A idolatria em seu sentido espiritual significa que Deus deixou de ocupar o lugar central na vida do homem, para ficar em segundo plano, pois Deus não divide sua glória com ninguém (Isaías 42.8).
Idolatria é uma obra da carne (Gálatas 5.19) por isso é tão comum em tantas culturas, mas é abominável para Deus porque através da idolatria o homem rejeita o Deus Criador em troca da criatura.
O ser humano acredita mais facilmente em coisas visíveis do que em um Deus invisível (I Timóteo 1.17). Mas a verdadeira fé não vem pelo que se vê e sim pelo que se crê (II Coríntios 5.7 e Hebreus 11.1).
A palavra ídolo significa coisa inútil, detestável. Algumas considerações sobre a idolatria:
Ídolo é qualquer objeto abominável aos olhos de Deus, muitas pessoas tem estes objetos e dizem ter só por ter entretanto o fato de ter em posse um destes ou simplesmente acreditar nestes objetos torna a pessoa participante da adoração aos ídolos pois ela estará aceitando o que aquilo representa.
Deus abomina a Idolatria: Êxodo 20.1-5
A palavra de Deus proíbe ter, fazer, se encurvar ou servir a imagens. Seja de semelhança de coisas da terra ou do céu. Quando a pessoa conversa com uma imagem, canta, faz pedidos e promessas ele está adorando a esta imagem.
De imagens: Isaías 40.18-20; Isaías 42.8; Isaías 45.20
A idolatria mais comum é a de imagens que representam divindades ou santos, que na verdade são considerados divinos por lhes atribuírem poderes que somente Deus tem.
Da natureza: Deuteronômio 4.16-19
Deus não admite nenhuma imagem, nem de sol ou de lua ou qualquer outra coisa que esteve nos céus, assim como de homem ou de animais que são da terra ou das águas. A astrologia é um tipo de idolatria e adorar animais com fazem os hindus também é idolatria.
De pessoas: Atos 12.21-23
Devemos amar a Deus sobre todas as coisas. Jesus disse que aquele que ama mais os seus parentes e amigos do que ele, não é digno de servi-lo (Mateus 10. 37). Colocar a mulher, filhos ou amigos, acima de Deus é uma forma de idolatria. Também fanatismo de time de futebol, partido politico, religião, artistas da TV ou cantores é idolatrar. Na verdade a imagem mais adorada pela humanidade hoje é a si próprio (hedonismo).
De coisas: Mateus 6.24
Animismo é a crença de que um objeto tem poder de fazer algo.
O dinheiro é o objeto mais idolatrado que existe, mas a Bíblia diz que “... a avareza... é idolatria” (Colossenses 3.5).
Precisamos aprender a perder o amor por coisas e objetos, principalmente o dinheiro (I Timóteo 6.7-10).
Consequências da idolatria: Apocalipse 22: 15
A pior consequência da idolatria é a pessoa se tornar inútil como o ídolo, ser cego, surdo e mudo espiritualmente (Leia: Salmos 115.2-8).
A Bíblia diz que os idólatras não entrarão no Reino de Deus, então idolatria é pecado de desprezar o próprio Deus.
O que fazer com as imagens? Deuteronômio 7.25,26
Destruí-las, sem aproveita nada é o que a Bíblia manda fazer terminantemente.
O que tem atrás dos ídolos? I Coríntios 10.14–21
Demônios enganam até os religiosos através da idolatria, e prova disso é o sincretismo, ou seja, na igreja católica o santo tem um nome e nas religiões afros (candomblé, umbanda, quimbanda) tem outro.
Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues